Dicas de SEO para E-commerce
Você tem uma loja online bem, além de produto ou serviço interessantes, mas falta se atentar a uma questão primordial nos dias de hoje: o SEO para e-commerce. As pessoas precisam encontrar sua loja e seus produtos por meio da busca orgânica.
Enquanto monta as estratégias e projetos para começar suas vendas pela internet, é muito importante que todo esse planejamento inclua as técnicas e ferramentas de SEO (sigla para Search Engine Optimization) para prospectar melhor o seu site. Na prática, se tratam de mecanismos que otimizam as buscas de seu produto na internet.
Bom, para te ajudar nesse desafio, reunimos algumas dicas especias. Continue a leitura e boa sorte!
URL Amigáveis
Uma questão básica e importante quanto aos mecanismos de otimização é evitar URLs longas. Aliás, elas precisam ser objetivas e têm de expressar a “alma do seu negócio”.
Esse endereço necessita incluir algumas das palavras-chave que serão trabalhadas. Então, se você tem um portal com foco em produtos veganos, é essencial que termos como “vegan” ou “veganos” estejam na URL.
Organização dos produtos
Trond Lyngbø cita em seu artigo a necessidade de incluir produtos relevantes como destaque na página. E não custa lembrar que esses mecanismos devem estar alinhados às práticas de SEO, em sintonia com o design e arquitetura de informação.
De acordo com o especialista, não é indicado “desperdiçar” o melhor espaço da sua página com produtos irrelevantes e que não são populares. “Se o visitante procura por novidades de iPhone, inclua outros produtos igualmente relevantes”.
Otimização de vídeos e fotos
Escolha a melhor imagem para apresentar o seu produto para o consumidor e atrair a atenção dele. As produções em vídeo, que mostram funcionalidades e uso do produto, podem ser um diferencial para conversão em vendas. Salve os arquivos utilizando palavras-chaves pertinentes ao seu produto. E claro, esse conteúdo com qualidade (tanto fotos ou vídeos) devem ser compartilhados nas redes sociais em posts otimizados.
Mobile Friendly
Ter uma versão responsiva ou mobile do seu site, é quase que uma obrigação hoje em dia. Em tempos que o número de celulares já ultrapassou o números de desktops, não se pode deixar de olhar para esses dispositivos.